O objetivo principal desse site é mostrar de uma forma geral e imparcial ao visitante, no que consiste o sistema Sino-Brasileiro de Kungfu, fundado pelo mestre Chan Kowk Wai (陳國偉). Por ser uma arte muito antiga e de origem bastante complexa, fica inviável a primeiro plano padronizar todo o seu contexto histórico. Poderá haver divergências entre datas, lugares e principalmente na transliteração romanizada do idioma chinês. Na idealização do conteúdo desse site foram consultadas as mais diversas fontes, como livros, páginas da internet correlacionadas, revistas especializadas e principalmente troca de informação entre professores do estilo Shaolin do Norte. Por ser uma abordagem histórica, alguns fatos podem estar imprecisos, porém certamente estão próximo do que foi a realidade.

Existem diferenças na padronização da escrita romanizada do idioma chinês. O método padrão utilizado nesse site foi o Hànyǔ pīnyīn (漢語拼音), sistema oficial de transliteração da língua chinesa para idiomas ocidentais desde 1958. Algumas publicações mais antigas costumam usar o sistema Wade-Giles e para efeitos comparativos com outros materiais de kungfu, você encontrará diferenças na forma de romanização. Todavia, no material desta página, procurei colocar em primeiro plano a forma em pīnyīn e entre parênteses, a forma mais conhecida, normalmente no sistema Wade-Giles ou alguma outra variação baseada nas diferenças fonéticas do sul da China.

A base para compilação de informação que estrutura esse site está no conhecimento passado de professor para aluno. As principais fontes teóricas de consulta para a elaboração do site estão dispostas a seguir.

Documentos eletrônicos:

O antigo site oficial da ACADEMIA SINO-BRASILEIRA DE KUNGFU, em

http://www.sinobrasileira.org/

O atual site oficial da ACADEMIA SINO-BRASILEIRA DE KUNGFU, em

https://www.academiasinobrasileira.com.br/

ASSOCIAÇÃO SINO-BRASILEIRA DE KUNGFU, página antiga do professor Rogério Leal Soares em

http://asbkf.blogspot.com/

As páginas dos professores Dou Wanchun, Lee Chung Deh e Horácio Di Renzo também foram utilizadas como referência na pesquisa de elaboração do material deste site, entretanto não se encontram mais disponíveis para acesso.

Livros:

CHAN, W., & VEIGA, A., “Kung Fu Shaolin do Norte – Técnicas Básicas – 1º e 2º kati”, 1ª edição, São Paulo: Biopress, 1995, 118 p.

MOREIRA, C., & VALENCIA, P., “Hung-Sing-Choy-Li-Fat y “La Palma de Hierro”” 1ª edição, Barcelona: Apas, 1992, 160 p.

CHAN, W., & YING, E., "Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional", 1ª edição, São Paulo: Barany, 2014, 240 p.

Utilizei também como referência, um vasto acervo pessoal com inúmeras reportagens direta com o mestre Chan Kowk Wai: Revista Oriente, Kiai, Artsports, Kungfu magazine e Kungfu defesa pessoal; Apostila oficial da Academia Sino-Brasileira de Kungfu; diversos artigos em jornais e apostilas de professores. Alguns artigos do colega de treino da Academia matriz, Murilo Caroy Póvoa, também foram utilizados como referência e auxiliaram na elaboração do texto desta página.

Contudo, saliento que a minha principal “fonte de conhecimento”, foram as conversas informais com o amigo Chiantou Kao (高建滔). Kao é um dos alunos mais antigos do mestre Chan Kowk Wai, e assim como Lee Chung Deh, Thomaz Chan, Nereu Graballos (In memoriam), entre outros, possui também o título de mestre. Estudioso e profundo conhecedor dos elementos históricos de nossa escola, professor Kao revisou e corrigiu minuciosamente os textos que se referem à história de nossa escola descritos nessa homepage. Viveu por muitos anos na China e em sua gratificante passagem por lá, sob orientação do próprio mestre Chan, estudou anos a fio e pesquisou os fatos históricos de nosso estilo. Indubitavelmente é o maior conhecedor dos aspectos teóricos de assuntos ligados diretamente ao estilo Shaolin do Norte. Sou profundamente grato pela paciência e boa vontade com a qual compartilha seus conhecimentos, me ensinando e ajudando de todas as maneiras possíveis.

Agradecimentos:

Existem algumas pessoas dentro do kungfu que são realmente especiais. Não há como agradecer em forma de palavras, tudo aquilo que me foi passado. Pessoas como o nosso estimado mestre Chan Kowk Wai são diferenciadas. O que se pode fazer, e isso tento valorizar da melhor maneira possível é treinar muito e levar o kungfu Shaolin do Norte da forma mais séria possível. Pessoas como nossos mestres e professores são as que modificam positivamente nossas vidas para melhor e penso que o melhor jeito de os agradecer é com atitudes honradas. Dentro das minhas limitações, contribuo com toda a minha energia e dedicação pelo melhor desenvolvimento da arte do Shaolin do Norte.

Pessoas que foram importantes dentro da minha vida no kungfu, e que muito agradeço: Chiantou Kao, professor Rogério Leal Soares (meu primeiro professor); Rafael Madeira e Marcos Paulo Martins (grandes amigos); Daniel Alves, Hugo Lopes e André Vieira (colegas de treino); Charles (Dou Wanchun); Marcelo Machado; Douglas David, Luiz Henrique Ribeiro e Fernando Cotta (alunos e amigos responsáveis pelas quatro versões até então, deste site) e a todos os meus alunos que caminham juntos nessa jornada fantástica que é o kungfu Shaolin do Norte.

As marcas, logotipos, informações técnicas e o contexto histórico desse site pertencem à Academia Sino-Brasileira de Kungfu de Florianópolis – professor Rodrigo Martins, ficando vedada à reprodução, modificação ou comercialização do conteúdo da mesma. 

Esse site foi desenvolvido por Fernando Cotta. Contatos pelo e-mail: facotta@gmail.com

 

 

 

ACADEMIA SINO-BRASILEIRA DE KUNGFU
Professor Rodrigo Martins
Rua Santos Saraiva, 2126 - sala 04 - Capoeiras - Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3348-7206
© 2020 - Todos os direito reservados - shaolindonorte.com.br - Conteúdo
Você é o visitante n° 230535